O post de hoje é um pouco extenso, mas é uma dúvida de muitos clientes, então resolvi escrever, para esclarecer sobre as pedras naturais e suas variações, suas aplicações em bancadas, revestimentos, pisos, cubas entre outros.
Vou falar sobre os mais utilizados, entre eles:
-Granitos
-Mármores
-Quartzo Stone
- Corian
- Marmoglass
GRANITOS:
O granito tem grande espaço em acabamentos na construção civil devido sua elegância, mas não é apenas essa a sua vantagem. É um material de razoável acesso, com preço mediano, altamente resistente, fácil de ser aplicado e durável; e apresenta diversas colorações, possibilitando uma infinidade de utilizações.
Algumas dicas de granitos: Preto São Gabriel, Itaúnas, Branco Siena, Cinza Andorinha e Verde Ubatuba.
MÁRMORES:
O que diferencia o granito do mármore é sua dureza e resistência ao risco, tornando-o ainda mais resistente.
O brilho, o mármore se caracteriza por ter menos brilho.
Os desenhos de “pintinhas x nervuras”: no granito é possível ver pequenas “pintinhas”, enquanto no mármore os desenhos existentes se assimilam a “nervuras”.
O mármore pode ser encontrado desde sua forma bruta (natural), ou receber diversos tipos de acabamentos como: polimento, jateamento, levigação, cristalização ou aplicação de resina.
Dicas de mármores: Carrara, Travertino, Crema Marfim e Bronze Armani.
QUARTZO STONE:
É uma composição de 90% de quartzo e 10% de resina, que garante grande dureza ao material e uma grande possibilidade de cores, pelo fato de ser industrializada. Possui baixa capacidade de absorção da água e baixa capacidade de manchas. É utilizado principalmente em bancadas.
CORIAN:
O Corian é um material sintético para superfícies sólidas desenvolvido pela Dupont. Sua composição é de 1/3 de resina acrílica (PMMA) e 2/3 de hidróxido de alumínio.
É um material ótimo para exteriores, as peças Corian são feitas com adesivos especiais que eliminam as juntas, permitindo dar a sensação de unidade a peças de tamanho grande, é completamente impermeável e antibacteriano, o que torna uma boa escolha para ser usado em hospitais, laboratórios, banheiros ou áreas cirúrgicas, entre outros locais que requerem 100% de higiene.
Como qualquer produto, ele também tem suas desvantagens.
O primeiro é seu custo, que é um pouco maior do que outras opções, o seu uso em bancadas também apresenta outra desvantagem, pois deforma-se em locais muito quentes, sua dureza é equivalente à de uma madeira, sendo inferior a materiais de pedra como o granito ou o de outros compostos sintéticos de base mineral, é sensível a alguns produtos químicos, como a acetona e certos solventes.
MARMOGLASS:
É produzido a partir do pó de mármore e vidro, o marmoglass substitui pedras naturais e apresenta diversos pontos positivos como resistência ao risco, sua baixa absorção de líquidos, alta resistência, alto brilho.
Seu preço é mediano a alto, mas se analisar a custo benefício, faz com que o uso do material valha a pena.
(Imagens Ilustrativas)